investigadores

José Cordeiro

Investigador

cordeiro.josemanuel@gmail.com

Os âmbitos de estudo variaram entre a Filosofia da Educação, a Filosofia das Ciências e a História das Ideias Políticas dos séculos XVII a XIX. Na última década, tem dedicado a sua actividade académica e de investigação ao estudo do Integralismo Lusitano, no âmbito do Seminário Livre de História das Ideias.

A par do trabalho de investigação, tem desempenhado actividades relacionadas com assuntos político-sociais, em diversas organizações de cariz nacional e internacional, nomeadamente na OIT, União Europeia, Confederação Europeia de Sindicatos, União Geral de Trabalhadores. Nas suas actividades de voluntariado, foi membro da Direcção da Cáritas Portuguesa e membro do Conselho Nacional Justiça e Paz. Desempenhou ainda as funções de Assessor do Secretário de Estado do Emprego do XIX e do XX Governos Constitucionais, para os assuntos laborais, nomeadamente com a OIT e a CPCS.

Áreas de interesse: Filosofia Política, Filosofia das Ciências, Filosofia da Educação, História das Ideias Políticas, História das Ideias Científicas, História Cultural e Política, Revistas de Ideias e Cultura.

Percurso académico

2002 - Mestre em História Cultural e Política, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Algumas publicações

- Recensões na revista As Faces de Eva – Estudos sobre a Mulher, n.º 1, 2 e 3, Instituto Pluridisciplinar de História das Ideias da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- “O movimento sindical e a complexidade do fenómeno migratório”, Migrações – Revista do Observatório da Imigração, n.º 2, 2008.
- “Nação Portuguesa 1914-1916 – Que Integralismo Lusitano?”, in Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias, Vol. 26, Centro de História da Cultura – Universidade Nova de Lisboa, 2009, pp. 139-154.
- “Integralismo Lusitano: Filosofia e Política de acção também regional e local”, Promontoria - Revista do Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, anos 7/8, 2009/2010.
- “Da constante rectificação mental: III Série da Nação Portuguesa (1924-1926)”, Promontoria - Revista do Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, Anos 11/12, 2011/2012.
- Edição multimédia, em co-autoria, das 10 séries da revista Nação Portuguesa (1914-1938) (em tratamento informático).