Mariana Calado

Investigadora

Doutorada em Ciências Musicais Históricas (NOVA FCSH) com projecto de investigação centrado no estudo da crítica musical na imprensa periódica portuguesa entre 1926 e 1945.

Terminou o Mestrado em Musicologia Histórica em 2011 com a apresentação da dissertação Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920’s e 1950.

As suas áreas de interesse compreendem a imprensa de música, discursos sobre música na imprensa periódica, em particular o estudo da crítica musical, e a vida musical em Portugal no século XX.

É membro do CESEM – Centro de Estudos em Música (NOVA FCSH), no qual coordena o Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (NEMI). Foi bolseira de Doutoramento da FCT (2015-2017) e recebeu bolsas de investigação do CESEM para organização e digitalização do espólio de José Mário Branco (2015) e para desenvolvimento de investigação relativa ao património musical histórico e à recepção musical (2018-2021). Colabora com o RIPM – Répertoire International de la Presse Musical na indexação de periódicos de música e com o RIC – Revistas de Ideias e Cultura na produção de analíticos e gestão documental do arquivo digital.

Percurso académico

2025 – Doutoramento em Ciências Musicais, especialização em Ciências Musicais Históricas, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, com a tese Problemáticas e poderes da crítica musical no quotidiano lisboeta de 1926 a 1945.

2011 – Mestrado em Ciências Musicais, especialização em Musicologia Histórica, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa.

2008 – Licenciatura em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa

Algumas publicações

2023. «Traces of the blue pencial: An approach to music criticism and censorship in Portugal», Journal of Music Criticism 7, 2023. ISSN 2532-9995, https://www.luigiboccherini.org/2024/01/11/journal-of-music-criticism-7-2023/#flipbook-df_25035/1/.

2021. «Introduction of the thematic dossier ‘The Press as a Source in Musicology’», Journal of Music Criticism 5, 2021. ISSN 2532-9995, https://www.luigiboccherini.org/journal-of-music-criticism-5-2021/

2021. «Beethoven 1927: La Conmemoración del centenario a través de la prensa periódica lisboeta», Un Beethoven ibérico: Dos siglos de transferencia cultural, Teresa Cascudo García-Villaraco (ed.), pp. 219-236. Granada: Comares música.

2021. «Um olhar sobre a imprensa periódica de música na década de 1920, em Portugal», Para uma história do jornalismo em Portugal – II, Carla Baptista, Jorge Pedro Sousa e Celiana Azevedo (coords.), pp. 156-171. Lisboa: Livros ICNOVA. DOI: https://doi.org/10.34619/hv6o-xawe.

2020. “A imprensa sobre música em Portugal no século XIX”, Para uma história do jornalismo em Portugal, organização de Carla Baptista e Jorge Pedro Sousa, pp. 83-102. Lisboa: Livros ICNOVA.

2018. “A função pedagógica da crítica musical: a recepção musical por Francine Benoît no Diário de Lisboa”, Faces de Eva – Estudos sobre a mulher, n.º 40 (2018), pp. 77-95.

2017. «O Jazz no Diário de Lisboa na década de 1920». Cuadernos de Etnomusicología, 10 (Otoño): 163-182. http://www.sibetrans.com/etno/public/docs/15-mariana-calado-corregido.pdf

2016. «O discurso de Francine Benoît sobre o canto coral na revista ‘Os Nossos Filhos’». In Falar de Mulheres – dez anos depois, coordenação de Zíllia O. de Castro, Isabel de Jesus, Zita Mira e Paula G. Ribeiro, 171-184. V. N. Famalicão: Húmus.

2016. «Discursos da imprensa na estreia portuguesa de repertório orquestral canónico na década de 1930», Actas do III Encontro Ibero-americano de Jovens Musicólogos, Sevilha/Espanha, 2016, editado por Marco Brescia e Rosana Marreco Brescia, 128-138. Lisboa: Tagus-Atlanticus Associação Cultural.

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